Viagem a Itália !

BEM VINDO À ITÁLIA!

“Freqüentemente me pedem para descrever a experiência de dar à luz uma criança portadora de necessidades especiais.  Eu diria assim:

Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias para a Itália. Você compra um monte de guias e faz planos maravilhosos: o Coliseu, o Davi de Michelangelo, as gôndolas em Veneza… Você até aprende algumas frases em italiano. É tudo muito excitante.
Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia.

Você arruma as malas e embarca. Algumas horas depois, você aterrissa. O comissário de bordo chega e diz: “Bem-vindo à Holanda!”.

Holanda? – diz você. O que quer dizer com Holanda? Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda a minha vida eu quis conhecer a Itália!

Mas houve uma mudança no plano de vôo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar. O mais importante é que eles não levaram você para um lugar horrível e desagradável, com sujeira, fome e doença. É apenas um lugar diferente.

Você precisa sair e comprar outros guias. Deve aprender uma nova língua e irá encontrar pessoas que jamais imaginara. É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas, após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor.
Começa a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrandt e Van Gogh. Mas, todos os que você conhece estão indo e vindo da Itália, comentando a temporada maravilhosa que passaram lá.

Por toda a sua vida você dirá: Sim, era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado.

A dor que isso causa, nunca, nunca irá embora, porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa.

No entanto, se passar toda a vida remoendo o fato de não ter chegado à Itália, nunca você estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais existentes na Holanda.”                  

Emily Perl Knisley

A primeira vez que li esse texto foi no consultório da Tia Marta (fisioterapeuta) da Valentina, fisio que faz desde os 45 dias de vida, aliás faz desde o dia que nasceu.  A Tia Marta é a pessoa de nível terapêutico que mais me ajudou  e ajuda ainda. Teremos o dia do post dela… e vocês conhecerão o ser incrível que ela é…

Mas vamos seguir ao texto.

Estava passando pelos piores dias da minha vida de cunho emocional. Com muitas descobertas, muitas fichas caindo, processo de passagem pelo luto do filho ideal para o filho real.. enfim.. o pó da bagaceira …. Um dia contarei algumas coisas que senti ao me  aprofundar em minha dor. Hoje não é dia de contar ainda…

O texto da viagem da Itália caiu como uma bomba…. EU QUERIA A ITÁLIA SIMMMMMM….. Ainda não conseguia ver a beleza da Holanda, mesmo sabendo que era linda… MAS QUERIA A ITÁLIA!!!!

AHHH como eu queria poder ir na Torre de PIZZA, como eu queria ser ” NORMAL”.

Eu queria que o tempo pudesse voltar e eu pudesse tomar outras decisões.

Mas enfim estava passando pela dor, pelo sofrimento, pelo pensar de como os outros iriam pensar, como eu iria encanar o mundo, os preconceitos…. etc, etc, etc……

Dores sem fim, culpa gigante, remorso imenso e uma mamaezite constante…

Total dualidade de sentimentos. Ao mesmo tempo que eu TINHA que correr contra o tempo pois ERA PRECISO muito estímulo. Eu me deparava com o sentimento de auto piedade que se enroscava em mim. Eu QUERIA A ITÁLIA!

Foi então que chorei, mas chorei e chorei mais um pouco e comecei a falar sobre meus sentimentos mais torpes, tristes, chatos e reais!!!!

Desculpe a hipocrisia de alguns, mas sim tive pensamentos RUINS e MAUS sim, que iam embora a cada choro e a cada sorriso que minha TULIPINHA cabeluda me dava.

Foi então, que TOMEI de volta as rédeas da minha vida, coloquei a dor de lado e comecei a luta interna de aceitação, mudança de visão, olhar o colorido da situação, olhar as tulipas de cores diferentes e os pintores exímios..

Foi aí que Mudei a forma de encarar a PARALISIA CEREBRAL.

Tema este em constante aprendizado e o será para a vida toda… A busca por informações, o conversar com as pessoas, outras mães e  ao abrir meu coração sobre a dor, as coisas começaram a desanuviar.

Comecei a olhar os casos positivos e vitoriosos, estava mudando meus valores, voltei a conversar com DEUS … por que eu havia Brigado com ele SIM….. Fiquei muito brava com ele, comigo, com Valentina e com o mundo… Enfim.. Fiquei mas já to reconciliada com a vida e com Deus!!!!  Vi que mesmo nas piores situações DEUS jamais nos desempara. Eu havia brigado com ele mas ele jamais brigou comigo. (Um dia vou detalhar a  minha experiência com Deus)

Com esse texto, mudei a minha visão TORPE E EQUIVOCADA sobre a Paralisia Cerebral (PC).. Vi que não é tudo igual, percebi que cada criança responde de uma forma e que cada lesão tem o seu ônus e OK!!!

A minha visão LIMITADA sobre PC me atava em ver o potencial da minha filha. A medida que mudei a minha forma de ver o diagnóstico mudei minha relação com ela e consegui vencer a minha barreira da ignorância e as mudanças internas e pessoais começaram a desabrochar.

AMPLIEI MEU MUNDO.

E Aprendi que a minha viagem a HOLANDA está muito melhor que a Itália!!!!!

E Viva a Holanda!!!!

Um super beijo… e vou regar a minha Tulipa!!!!

Anúncios

20 opiniões sobre “Viagem a Itália !”

  1. Mi… Estou em lágrimas….
    Quando realidade nas suas palavras… Quanta verdade!!!
    Parabéns amiga! Vc se tornou única!
    Que orgulho de VC!!!!!
    Obrigada por compartilhar tudo isso conosco e nos mostrar o quanto somos fracos….
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Querida….este texto da Itália foi e é ainda de grande emoção em meu coração!Fico muito feliz de ver o seu coração se abrir para as verdades que se passam em nosso interior.A cada dia vamos amadurecendo e nosso coração vai se aquietando pelo imenso e verdadeiro amor que temos e Deus vai nos dando paz,forças,fé,disposição,esperanças,alegrias sobrenaturais a cada dia para caminhar e conhecer os lindos lugares que existem na Holanda! Amo vc e a Valentina! Bjos Elaine e Giovana

    Curtido por 1 pessoa

  3. Gi…. essa frase é espetacular TUDO AQUILO QUE NÃO NOS MATA, NOS FORTALECE… como ela é forte né..
    só passando pelo fundo do vale sabe dar vale na chegada ao topo.
    Bjs e muita saúde ai….
    E Viva a endometriose que nos tranforma

    Curtir

  4. Amei essa história. Sou sua fã. As adversidades nós fazem crescer, inclusive espiritualmente. Também sou uma pessoa melhor depois de tantas dificuldades e hoje agradeço a Deus pela endometriose. Tudo aquilo que não nos mata, nos fortalece…

    Curtido por 1 pessoa

  5. Cris… que legal…. adoro essas partilhas… pois é sempre DEUS NOS MANDA anjos né… acredito que o Dr. Fernando foi um anjo que entrou na sua vida para lhe dar o seu bem mais PRECIOSO a Sofia… viva a vida!!!!
    Um super beijo…
    Mi e Valentina

    Curtir

  6. olá, Michelle…minha prima compartilhou seu blog e quando vi sua foto me lembrei de vc… me lembro de nos encontrarmos na Unopar Virtual há alguns anos atrás, (9 ou 10)… não me lembro de ter conversado com vc, mas lembro do sorriso que sempre estampava seu rosto. Tambem tenho endometriose, e tive muita dificuldade de engravidar… tb fiz tratamentos em Maringá, mas com outro médico(em 2008)… mas nao tive a mesma sorte… um sofrimento sem igual ver os resultados do beta HCG sempre darem NEGATIVO😢… mas um dia, por obra de Deus, num momento de desespero total soube de um especialista em endometriose que salvou minha vida… Dr Fernando de Paula… me operou, limpou toda a endometriose, e quando completou um ano da cirurgia descobri q estava grávida… hoje tenho a Sofia, com 4 anos, e que nos preenche com suas sapequices… Estou muito emocionada com a sua história e da linda Valentina… que bom q ela tem vc e que bom que vc a tem…Deus a abençoe muitoooo!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Oi Mi!
    Já há alguns anos eu tenho um amor especial pelos especiais. …Em minha profissão como dentista já busquei participar de Apaes e convivi de perto com muitos seres lindos e gente de todo tipo. Já vi de tudo : pais negligentes,
    superprotetores , revoltados, indiferentes. …Uma pena para crianças que tem muito potencial. Um potencial diferente sim, mas muito pouco motivados, às vezes.
    Mas existem pessoas como vc, como outra amiga do coração que tem também uma criança que é uma fonte inesgotável de amor e aprendizado pra todos com quem convive. Nosso amado Lucca é tão especial quanto a sua Valentina, mas vou contar uma coisa : o que faz a diferença real são pais especiais como vcs. …
    Amei te reencontrar no aniversário da Samanta e mais ainda ver a sua história maravilhosa de vida.
    Parabéns !Grande beijo!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Mi minHa flor! Ou minha Jardineira?! Cuidando da sua flor! Que experiência essa sua! Mas todos que conhecem um pouquinho vc, com certeza tem a mesma opinião que a minha! A sua FORÇA e DETERMINAÇÃO! Deus está olhando por vcs! Que exemplo de vida, de fé e coragem!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Oi Amira… KKK a vida nos parece tão feliz né.. KKK a gente muitas vezes usa máscaras.. Mas sou feliz sim… mesmo na adversidade.. tenho o melhor sorriso do mundo ao meu lado… Obrigada pelo seu comentário.. e espero muito estar perto das pessoas com esse blog e as pessoas poderem vivenciar um pouco do nosso AMOR e a da nossa Luta e muitas vitórias.. Um super bj Mi e Valentina

    Curtir

  10. te conheço assim como vários de seus clientes, mas com certeza vc não me conhece, enfim… so quero que saiba que uma amiga compartilhou seu blog e eu fui ver desde as primeiras postagens. estou IMPRESSIONADA com sua história. pois quem te via, enxergava uma mulher linda, elegante, bem-sucedida, enfim, completamente feliz… sem problemas. ainda acredito em tudo isso e vou mais além, vc tem uma vivacinada, garra e muita sabedoria, pois tenho certeza que não é qualquer uma que ia reagir desta maneira. Mas Deus escolheu VC para cuidar deste Anjo, para que ela tenha uma vida “normal”, se é que existe isso. estou admirada ainda mais com vc e com sua história, e vou estar sempre aqui acompanhando td, pois nunca sabemos o dia de amanha. Ah, preciso dizer que sua filha é linda e que sim expressa com o olhar que ela esta bem acolhida e feliz.

    Curtido por 2 pessoas

  11. Michelle, querida, a Valentina é um ser de luz, por assim dizer! Já acompanhava sua história pelas redes sociais, mas quando tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente e quando você confiou por alguns momentos sua jóia preciosa em meus braços eu posso dizer que minha vida mudou, sim, mudou! Para melhor! Pq aquele sorriso, aquela alegria dela são grandes lições par nós! Por causa de vocês e da Valentina eu passei a prestar mais atenção às necessidades das pessoas especiais, não só crianças, e a cada conquista dela meu coração se enche mais e mais de amor! Um beijo grande para vocês e muito obrigada pela enorme lição!

    Curtido por 1 pessoa

Nos conte sobre a sua experiência ela pode ajudar muitas pessoas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s